O PROJETO
Um novo olhar sobre o agregado siderúrgico
Inspiração do projeto Agregando Arte, o agregado siderúrgico, coproduto gerado a partir da indústria do aço, possui infinitas possibilidades de transformação. A partir de uma pesquisa inédita da artista plástica Rosane Dias, o material passou a ser uma preciosa matéria-prima também para obras de arte.
E para fazer esse conhecimento chegar mais longe, a artista plástica idealizou o projeto para promover uma capacitação técnica voltada para mulheres. A formação busca promover posicionamento profissional, geração de trabalho e renda e consequentemente estimular a economia criativa da região.
O projeto conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, reforçando a atuação social da empresa em contribuir para a redução da desigualdade social e em fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está presente.
Os conteúdos da capacitação do Agregando Arte vão desde a identificação com a cultura e identidade territorial, passando pelas técnicas de preparação da matéria-prima, produção das peças, design até a parte de empreendedorismo, módulo que será realizado em parceria com o Sebrae Minas.
Ao fim do projeto, as peças produzidas pelas alunas do curso de formação vão compor uma exposição na Galeria do Centro Cultural Usiminas.