“Diante da necessidade de explorar novas ideias para reutilização desse resíduo, iniciei, em 2016, uma pesquisa em busca por soluções criativas para transformá-los em produtos artesanais, objetos de valor estético, funcionais e que possam contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades onde trabalhamos. De forma totalmente artesanal, consegui transformar a matéria-prima em tintas, produzindo cores inspiradas na região do Vale do Aço, e uma massa que possibilita a criação de objetos tridimensionais, como biojóias, objetos de decoração e brindes”.

Rosane Dias
Artista plástica e pesquisadora, que vai ministrar o curso do projeto Agregando Arte

Rosane Dias

Conheça a artista que aposta na arte para proporcionar autonomia social e cultural

Rosane Dias é Artista visual, Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rosane também estudou Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Como pintora, participou de diversos cursos de experimentação, reflexão e atualização nos festivais de inverno da UFMG, além de oficinas de desenho, gravura e performance, videoarte, educação patrimonial e arte-educação. Participou também de exposições individuais e coletivas, no Brasil e exterior, e já recebeu várias premiações em concursos.

Desde 2016, a artista se dedica a uma pesquisa voltada para a conexão com a cultura local e fortalecimento da identidade territorial, que tem como matéria-prima rejeitos da siderurgia e da mineração, como o agregado siderúrgico.

A partir dessa pesquisa autoral sobre o agregado siderúrgico, desde 2016, a artista elabora tintas para produzir suas pinturas, cria objetos tridimensionais e desenvolve uma linha de peças de decoração, biojoias e brindes corporativos.

CONTATO:

agregandoarte1@gmail.com

@agregando_arte